cover
Tocando Agora:
Mais previsões: Weather Sao Paulo 30 days

Por que avião com Luciano Hang pousou 'de lado' em SC? Entenda a manobra do pouso-caranguejo

'Caranguejando': avião com Luciano Hang pousa 'de lado' por causa do vento forte O empresário Luciano Hang, dono das Lojas Havan, compartilhou nas redes socia...

Por que avião com Luciano Hang pousou 'de lado' em SC? Entenda a manobra do pouso-caranguejo
Por que avião com Luciano Hang pousou 'de lado' em SC? Entenda a manobra do pouso-caranguejo (Foto: Reprodução)

'Caranguejando': avião com Luciano Hang pousa 'de lado' por causa do vento forte O empresário Luciano Hang, dono das Lojas Havan, compartilhou nas redes sociais um vídeo curioso: o avião em que ele estava aterrissou “de lado” no aeroporto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. O motivo? Rajadas de vento que chegaram a 60 km/h durante a descida, na terça-feira (25). Segundo a publicação, o voo partiu de Novo Hamburgo (RS), onde Hang participou da inauguração de uma nova unidade da Havan. ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp Avião desce 'de lado' durante procedimento de pouso devido ao vento forte; VÍDEO 🛬No vídeo, é possível ver a aeronave se aproximando da pista e realizando a técnica conhecida como pouso-caranguejo ou crab approach, em inglês (assista acima). Segundo o professor Rafael Cuenca, da Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a manobra é usada quando há vento cruzado, ou seja, quando o vento sopra em direção diferente da proa do avião. Para manter a segurança, o piloto ajusta a posição da aeronave, usando a tração dos motores para compensar a força do vento e alinhar suavemente com a pista no momento do toque. O registro foi publicado nas redes sociais do próprio empresário. Segundo ele, a aeronave pousou enfrentando ventos de 60 km/h. Reprodução/Redes sociais Segundo a concessionária Motiva, responsável pelo aeroporto, essa técnica é comum e garante estabilidade em condições adversas. Ainda segundo o professor, o movimento raramente é perceptível para quem está dentro do avião. “Cada aeronave tem um limite para vento cruzado. O piloto avalia se está dentro do limite operacional e, se não se sentir seguro, pode arremeter”, detalha. Um caso parecido aconteceu no início de novembro, também em Navegantes, quando rajadas chegaram a 67 km/h. Na ocasião, a Latam informou que o pouso ocorreu “em total segurança”. O registro foi publicado nas redes sociais do próprio empresário. Segundo ele, a aeronave pousou enfrentando ventos de 60 km/h. Reprodução/Redes sociais VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Fale Conosco