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Navios maiores podem elevar fluxo de movimentação logística nos portos de SC, defendem entidades

Governo, portos e empresas adequam estruturas para que portos comportem navios maiores, de até 400 metros. Move SC: Portos aguardam investimentos para ampliar ...

Navios maiores podem elevar fluxo de movimentação logística nos portos de SC, defendem entidades
Navios maiores podem elevar fluxo de movimentação logística nos portos de SC, defendem entidades (Foto: Reprodução)

Governo, portos e empresas adequam estruturas para que portos comportem navios maiores, de até 400 metros. Move SC: Portos aguardam investimentos para ampliar resultados Santa Catarina deve ampliar suas estruturas para receber navios de grande porte e se adequar à realidade de portos em países como China e Coreia do Sul, referências no setor. Ganhos de escala com a maior capacidade tornariam o transporte mais eficiente e resultariam em maior competitividade, com redução de custos operacionais, de congestionamentos em portos e de impactos ambientais. No entanto, esses benefícios almejados demandam estrutura adequada, incluindo uma maior profundidade dos portos. Egídio Martorano, presidente da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), entende ser fundamental investimentos para melhorias dos acessos marítimos e terrestres aos portos, principalmente para viabilizar a operação de navios maiores, o que exige aumento do calado, que é a medida da parte submersa de uma embarcação. ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp "Na Baía da Babitonga [Norte de Santa Catarina], o governo estadual articulou uma solução para ajustes e aprofundamento dos canais de acesso e internos por intermédio de uma parceria público-privada (PPP)", detalha. A maior preocupação da Fiesc é com o complexo portuário do Rio Itajaí e requer ampliação da bacia de evolução e nos canais para atender a demanda por operação de navios maiores, entre 366 a 400 metros. Complexo Portuário do Rio Itajaí, o principal de Santa Catarina Portonave/Divulgação Enquanto isso, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, afirma que a principal meta do governo no transporte via portos é possibilitar a dragagem do canal da entrada da Babitonga. "É uma obra caríssima de R$ 300 milhões e se não se fizer essa dragagem, não vão entrar navios acima de 300 metros. Hoje já é uma realidade mundial navios de 366 metros a 400 metros", argumenta Amaral. Além dessa obra, o secretário menciona planos para ampliação em São Francisco do Sul, enquanto seguem conversas com governo federal para possivelmente passar a outorga do Porto de Itajaí para o Estado. Em Imbituba, também há projeto de ampliação, enquanto em Laguna, o governo contratou o projeto para desobstruir a barra. "Dos portos que têm administração pública, que vão poder receber, por enquanto, esses navios de 366 e 400 metros, são Itapoá e Navegantes. Que vão ter berços apropriados para recebê-los. Em Imbituba e São Francisco, depois de fazer as suas ampliações de berço, poderão receber navios maiores", diz. O Porto de Imbituba, por exemplo, busca investir pelo menos R$ 50 milhões em obras em 2024, com algumas em execução e outras em processos licitatórios. A maior obra já realizada em Imbituba é a do Cais 3, com a execução do reforço, recuperação e ampliação da plataforma, com investimento de R$ 92 milhões, o maior da história da SCPAR Porto de Imbituba, responsável pela estrutura. Porto de São Francisco do Sul Divulgação Já a Portonave, que opera o Porto de Navegantes, espera movimentação semelhante em 2024 e 2025 em relação ao ano passado, mas realiza obra no cais que vai resultar na ampliação mais a longo prazo, pois permitirá o recebimento de navios maiores, de 400 metros de comprimento, além da instalação de equipamentos com maior capacidade de carga. Considerando as duas fases, a obra está com 20% de andamento, com previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2026. A Portonave é a líder em produtividade de navio entre os portos do país, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e pretende aprimorar ainda mais esse indicador após a conclusão. "No momento, a nova fundação do cais leste está em construção à medida que a antiga fundação é removida. A primeira fase está 40% em andamento e a previsão de conclusão é para o primeiro trimestre de 2025", diz a empresa. Para execução da obra do cais, a Portonave diz que realiza o maior investimento desde a estruturação, somando R$ 1 bilhão, mas entende que investimentos por parte do setor público na infraestrutura dos acessos são essenciais para viabilizar o recebimento de navios maiores no Terminal. A Portonave considera como uma das obras mais aguardadas: a segunda etapa da Bacia de Evolução. Hoje, no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, há limitação para receber navios até 350 metros de comprimento. Assim, a empresa considera a segunda etapa como extremamente importante e necessária para o recebimento dos navios de até 400 metros. ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

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